Dúvidas frequentes
Qual a diferença entre linha Distrital e Urbana?
As linhas distritais referem-se as Linhas Rodoviárias, que vão para os distritos de Aracruz, como: Santa Cruz, Coqueiral, Vila do Riacho, etc. Nessas linhas a tarifa é seccionada, ou seja, é cobrado o valor referente ao itinerário a ser percorrido.
As Linhas Urbanas são os ônibus circulares do município de Aracruz, onde é cobrada a tarifa única.
O cobrador será mantido?
Sim, o cobrador será mantido, pois ele será responsável pela operação do equipamento (validador), recebimento dos pagantes em dinheiro e conferência dos cartões que possuem gratuidades: portadores de necessidades especiais, operadores do sistema, idosos, estudantes etc.
Haverá custos no fornecimento do cartão?
Não. O primeiro Facilite Cartão Transporte é fornecido gratuitamente ao cliente. Porém, se este for danificado, extraviado ou roubado será cobrada uma taxa de até 12 (vinte) vezes o valor da tarifa modal do município pelo ressarcimento dos custos operacionais pela emissão da segunda via.
O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura?
Pague a tarifa em dinheiro ao cobrador e procure um dos Postos de Atendimento, Venda e Recarga, tendo em mãos o cartão e um documento de identificação.
Quem tem mais de 1 emprego terá que ter mais cartões?
Não, o cartão é único por usuário, mas um cartão pode estar associado a mais de uma empresa.
Até quando serão aceitos os vales-transporte de papel?
Os vales-transporte de papel serão aceitos nos ônibus urbanos e distritais da Expresso Aracruz, até o dia 15/02/2014. Até esta data estaremos fazendo as trocas dos vales de papel pelo Cartão Facilite Vale-transporte.
Como fazer a troca
As empresas devem procurar a Loja do Cartão Facilite na Rodoviária de Aracruz com os vales de papel e a nota fiscal de compra dos mesmos.
Os vales de papel serão transferidos para o Cartão Facilite Vale-transporte sem custo nenhum.
O que fazer em caso de perda, roubo ou danificação?
O usuário deverá solicitar o bloqueio do cartão, que pode ser feito de três formas:
1) Através do site www.cartaofacilite.com.br (Central de Atendimento ao Cliente);
2) Pelo telefone 0800 283 9577:
3) Comparecer na Central de Atendimento do cartão Facilite, que fica localizado na Rodoviária do Município de Aracruz.
O tempo necessário para que o bloqueio seja efetuado depende do horário que ele foi solicitado, pois os ônibus somente recebem as informações do sistema no período da noite, quando retornam para a garagem. Sendo assim, é dado um prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir de quando foi solicitado o bloqueio para que o cartão esteja devidamente indisponível. Caso o bloqueio seja solicitado na sexta-feira, só será efetuado na terça-feira.
Para emitir a 2ª do Cartão Transporte Facilite, é cobrada uma taxa de até 20 (vinte) vezes o valor da tarifa modal do município de Aracruz.
Em caso de extravio, roubo ou danificação, eu perco meus créditos?
Não. Após a comunicação ao Setor de Bilhetagem, seu cartão será bloqueado, com início do bloqueio após a meia noite do dia da notificação. Importante: Eventuais utilizações entre o período da notificação e o bloqueio efetivo do cartão ainda serão de responsabilidade do Cliente, dada a inviabilidade técnica de proceder o bloqueio de forma instantânea em todos os ônibus da empresa.
Fiz o cadastro dos funcionários da minha empresa e estou aguardando os cartões. Como saber o andamento do processo? Os cartões estão prontos?
A empresa poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do Setor de Bilhetagem Eletrônica através do telefone 0800 283 9577 ou através do email: vendas@expressoaracruz.com.br
O que é a carga e recarga a bordo?
Quando você receber o seu cartão ele estará bloqueado. Certifique-se de que seu empregador desbloqueou seu uso.
A carga e recarga do Facilite Cartão Transporte será feita automaticamente no coletivo. Ao aproximá-lo do validador, aparecerá a mensagem "RECARGA", juntamente com o valor dos créditos. Após esta operação, aproxime-o novamente para liberar a roleta.
Como saber o seu saldo do Cartão Facilite?
O usuário de cartões Facilite poderá visualizar o saldo do seu cartão na Rodoviária do Município de Aracruz, na loja da Expresso Aracruz.